ishiwgao Ótima pergunta, certamente não me ofendo, esta é uma discussão aberta onde tudo o que é relevante é válido.
Eu sou muito fã de rock crawling. É super divertido. Condução muito técnica, com ritmo lento, por isso, na maior parte do tempo, há baixo risco de lesões, mantendo a adrenalina em alta. Eu tinha um Toyota 4runner de 1989 com eixo sólido trocado, diferenciais bloqueados com engrenagens mais baixas, eixos de chromoly e pneus 39". É muito divertido ir para um fim de semana de acampamento/wheeling, onde você basicamente dirige em trilhas, bebe cerveja, come comida e fala besteiras o dia e a noite.
Parte de andar fora de estrada com caminhões velhos, danificados e negligenciados, é que eles estão quase sempre à beira de quebrar por muitos motivos. Acho que um motor elétrico e baterias, depois de alguns problemas resolvidos, serão significativamente mais confiáveis do que o antigo ICE da Toyota e os sistemas de suporte. Mais tempo se divertindo, menos tempo quebrado nos poucos fins de semana por ano que nos reunimos.
Rock crawling especificamente também é adequado para tração elétrica, onde o torque de baixa rotação é desejado em vez de alta saída sustentada. Você pode se divertir o dia todo em um rock crawler e nunca ir mais longe do que um raio de 5 milhas do acampamento ou ir a mais de 20 mph.
Então, eu tenho falado/sonhado com isso por anos, e finalmente superaqueci meu motor no início deste ano e não vale a pena consertar. Muita reflexão/pesquisa, incluindo orientação deste site, além de restrições orçamentárias, me levaram aos componentes Leaf. Um Leaf rodando e dirigindo poderia ser obtido na faixa de ~$3500, o que renderia um motor e baterias. Thunderstuck tem o Leaf VCU por $500, e eu sabia que haveria mais componentes para comprar, mas achei que essa era a maneira mais econômica de obter meu 'runner de-ICEd com um motor AC moderno e potente (regen) com baterias de íon de lítio. Eu sabia que a capacidade não seria ótima, mas decidi que era um compromisso que eu estava disposto a aceitar por enquanto. A ideia era colocar a coisa para funcionar e dirigir, e com o tempo atualizar as baterias. Então, comprei um doador em setembro de '20, um título de salvamento Leaf 2015 de 50k rodando e dirigindo por $4000 e comecei a coletar peças.
Então recebi uma ligação dizendo que haveria uma nova classe apenas para EV no evento King of the Hammers de fevereiro de 2021. KOH é o maior evento de rock crawling do mundo, mais de 50.000 pessoas comparecem anualmente para uma semana de corridas no deserto da Califórnia.
Element of Survival é um vídeo muito legal para assistir e ter uma ideia dos carros e do terreno, muitos outros vídeos documentando a corrida podem ser encontrados facilmente.
Foi aí que o plano mudou, eu sabia que tinha que competir. Uma equipe foi formada por colegas de trabalho, amigos e familiares. Não temos tempo para transformar meu Toyota danificado em um carro de corrida devido ao que é exigido para segurança. Um amigo que tinha um carro de corrida 4runner da classe 4600 que já competiu no KOH ofereceu seu chassi para converter. Então, vendi meu crawler e estou totalmente focado em converter este carro.
O desafio é um circuito de ~90 milhas, com 2 paradas nos boxes. Haverá uma seção de cerca de 20 milhas, parada nos boxes, seção de 45 milhas, parada nos boxes e uma terceira seção de ~20 milhas. Ele incluirá colinas arenosas íngremes, rock crawling e longas retas planas. O pacote de 24kwh que veio no carro não estará nem perto de realizar isso. Decidimos que trocar as baterias descarregadas por carregadas no pit é como vamos resolver o problema. Com base na matemática do guardanapo, dois pacotes de 24kwh totalmente carregados não podem ser confiáveis para levar o veículo 45 milhas. Então, precisamos usar os pacotes de maior capacidade do modelo posterior. Aderindo aos módulos Leaf porque já investi no Dilithium 96 cell BMS e estou um pouco confortável com eles. Gosto da simplicidade do design refrigerado a ar, mesmo que comprometa o desempenho.
Os pacotes de modelos tardios são difíceis de encontrar. Encontrei um ferro-velho que tem um 40 e um 62, e eles estão cobrando o mesmo preço. Eu sei que o 40 vai parafusar no que construímos, mas não consegui me convencer a pagar o mesmo preço por ~50% menos capacidade. Também estou procurando ativamente por mais dois pacotes, idealmente 1 40kwh e 1 24kwh. Isso nos daria muitas opções de bateria, e esses pacotes não teriam basicamente mais nenhuma incógnita quando se trata de embalagem/fiação. Além disso, após a corrida, o plano vago é conseguir outro chassi de rock crawler, outro motor Leaf e dividir as baterias entre os dois veículos, com o acordo de que o proprietário deste carro comprará as baterias/eletrônicos que permanecerem em seu carro.
Isso praticamente traz esta história até o momento. Definitivamente, tem sido uma evolução. Idealmente, teria havido uma meta clara, lista de componentes e plano de execução desde o início, mas não é assim que este está funcionando. Aprendi muito até agora, ansioso pelos dados do mundo real sobre o consumo de energia EV em um veículo 4x4 que pesa mais de 5000 libras com pneus offroad de 35 polegadas viajando em alguns dos terrenos mais difíceis do mundo.
O pacote de 62kwh é enviado hoje do Tennessee para a Califórnia, mal posso esperar para recebê-lo aqui e desmontá-lo.
Fotos de Hammertown e ação da corrida na trilha Backdoor, por volta de 2015, talvez antes.